COMO SE MUDAR DE PAÍS COM O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO – MUDANÇA PARA A ESTONIA COM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

COMO SE MUDAR DE PAÍS COM O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO – MUDANÇA PARA A ESTONIA COM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Nesse vídeo especial, a Samantha Barbosa, trouxe um tema super especial!
Ela nos contou de toda a experiência de como foi mudar com a gatinha dela para a Estônia e todo o processo de trazer um animal de estimação do Brasil para a Estônia.

Clique aqui para assistir o video: https://youtu.be/PHBi0FXHEms

E claro ela preparou um guia super especial para você que irá passar pelo a mesma situação que a dela, assim tudo fica mais fácil e menos complicado para que você possa fazer a sua mudança.

Documentação do animalzinho:

Sugiro que procurem uma empresa para ver se alguma consegue agilizar as coisas, nós optamos na época pela Embarbet, mas tem outras também.

Caso optem por trazer o animalzinho com uma empresa contratada, o prazo que vcs tem para viajar é muito menor que o tempo para resolver toda a documentação do gatinho, deixem uma procuração para que outra pessoa possa embarcar ele.

Passo a passo para deixar seu animalzinho apto a entrar na UE:
As 6 etapas para levar o seu cão ou gato para União Europeia:

Aplicação de microchip
O primeiro passo é implantar um microchip sob a pele do pet. É necessário que este microchip seja compatível com o padrão internacional, de acordo com as normas do ISO 11784/11785. Ao término desta etapa, você terá em mãos o certificado de aplicação do microchip, guarde-o.

Aplicação da vacina antirrábica
Com o microchip aplicado, o próximo passo é aplicar a vacina contra a raiva. Aqui é importante ressaltar que a vacina deve obrigatoriamente ser aplicada depois da implantação do microchip, pois a União Europeia exige esta premissa. Ao término desta etapa, você terá em mãos a carteirinha de vacinação com o selo da vacina e o carimbo do veterinário, guarde-a.

Sorologia antirrábica 30 dias depois da vacinação contra a raiva, tempo suficiente para o seu cachorro ou gato produzir os anticorpos, você deverá ir até um laboratório pet para coletar o sangue do animal e enviar para o laboratório credenciado pela União Europeia no Brasil, solicitando o Laudo da Sorologia antirrábica. Os anticorpos do seu cachorro ou gato precisam ser de pelo menos 0,5 UI/ml.

A coleta de sangue e o envio da amostra deve ser feito diretamente pelo laboratório que você escolher e o resultado demora aproximadamente 30 dias para ser finalizado.
Uma consideração relevante é que, uma vez feita a sorologia, você nunca mais precisará repeti-la, desde que a vacina contra a raiva seja mantida em dia (aplicada anualmente).
NOTA IMPORTANTÍSSIMA: por exigência da União Europeia, você só pode embarcar o animal a partir de 90 dias após a data da coleta de sangue. Ou seja, o processo demora pelo menos 4 meses.

Ao término desta etapa você receberá em mãos o laudo da sorologia antirrábica – guarde-o.

Agendamento do CZI

Assim que você receber o resultado bem sucedido da sorologia, faça o agendamento na Vigiagro para uma data de no máximo 10 dias antes do embarque do pet. A Vigiagro (Vigilância Agropecuária) é o órgão responsável pela emissão do CZI (Certificado Zoossanitário Internacional). Tudo o que é exigido durante o processo para levar seu cachorro ou gato para a Europa é, para no final, obtermos o CZI, que é esse documento “mágico” que servirá como um “passporte” para o pet. Em São Paulo, o telefone da VIGIAGRO do Aeroporto de Guarulhos é o (11) 2445-2800.
Ao término desta etapa você terá uma data/hora agendada na Vigiagro do seu aeroporto de embarque – anote esta data na sua agenda.

Emissão do atestado sanitário

Até 72h (3 dias) antes da data agendada na Vigiagro, será necessário a emissão de um atestado de saúde veterinário. Levando isso em conta, assim que tiver a data definida na Vigiagro, já deixe agendado com o seu veterinário a consulta para a emissão deste atestado. Caso precise de mais informações sobre este atestado, você pode ler este artigo.

IMPORTANTE: vale reforçar que este atestado deve ser emitido até 3 dias antes da data agendada na Vigiagro pois ele tem uma validade, ou seja, supondo que agendamos na Vigiagro para o dia 31/Ago/2017, o atestado deve ser emitido no dia 29, 30 ou 31/Ago/2017. Nunca antes disso.
Ao término desta etapa você terá em mãos o atestado sanitário assinado e carimbado por um veterinário – guarde-o.

Obtenção do CZI


Finalmente a última etapa. Na data/hora agendada na etapa #4, compareça na Vigiagro do aeroporto de embarque levando os seguintes documentos:

Comprovante de aplicação do microchip – obtido na etapa #1 – levar 2 cópias;
Carteirinha de vacinação com o selo da vacina antirrábica em dia – obtido na etapa #2 – levar 2 cópias;
Laudo da Sorologia Antirrábica com anticorpos acima de 0,5 UI/ml – obtido na etapa #3 – levar 2 cópias;
Atestado sanitário emitido com até 72h de antecedência – obtido na etapa #5;
Requerimento para Fiscalização de Animais de Companhia preenchido (ler este artigo);
Comprovante de garantia de embarque (passagem ou comprovante de compra);
Endereço em que você ficará hospedado no país destino .

Para entrar em contato com a Samantha: Instagram: @samanthambarbosa

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: