PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA NA ESTONIA – COMO EU CONSEGUIR A MINHA PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA NA ESTONIA

PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA NA ESTONIA – COMO EU CONSEGUIR A MINHA PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA NA ESTONIA

Olá pessoal, olha eu aqui trazendo mais informações para vocês a respeito da permissão de residência na Estônia, assim quando eu iniciei o canal eu fiz um vídeo explicando para vocês de como foi fazer o pedido da minha permissão de residência, e passaram anos e esse vídeo ficou antigo, então já que eu sempre recebo perguntas a respeito desse assunto, achei necessário ter um vídeo atualizado para vocês a respeito desse tema!

Para assistir o video completo clique aqui: https://youtu.be/76isbPn8l50

Tudo que irei compartilhar aqui com vocês, é sobre as minhas experiências, do qual pode ter sido completamente diferente da experiência de outras pessoas ou de você que irá mudar para a Estônia, então cada caso é cada caso, então é bom deixar isso bem claro!!

Quando eu e o Thiago nos mudamos para a Estônia no dia 31 de agosto de 2017, trouxemos todos os documentos mais importantes do qual você possa imaginar que irá precisar (já com tradução juramentada para o inglês e apostilada).

Nos informamos através do Consulado da Estônia no Brasil (que em 2017 ainda existia) quais documentos eram necessários para que pudéssemos ter tudo muito certo.

E assim nos foi informado que no meu caso na posição de esposa, o meu pedido de residência poderia ser dado através da nossa união estável.

Quando chegamos em Tallinn já marcamos uma data e horário através do site da polícia para levar os documentos para dar entrada da nossa permissão de residência, no meu caso eu dei a entrada juntamente com a entrada do Thiago, pois ele quem veio com contrato de trabalho e a entrada da permissão de residência dele seria mais simplificada do que a minha, a minha no caso foi como ”esposa- spouse”.

Porém ao dar entrada no meu pedido descobrimos que precisaríamos da nossa união estável apostilada (o único documento que não havíamos apostilado), pedimos uma segunda via do Brasil da tradução juramentada e apostilada e assim entregamos na polícia e aguardamos, o suposto documento que mais importava não tínhamos ele exatamente como a polícia solicitou.

Após quase 2 meses aguardando o ID do Thiago tinha saído, no caso dele foi mais simples pelo fato de ter dado entrada no processo através de um contrato de trabalho.

No dia que fomos pegar o ID dele, faltavam 2 dias para o meu visto na Europa vencer, descobrimos que o meu pedido de permissão ainda não havia sido avaliado, eu precisava esperar.

Então foi orientada pelas policiais que eu tinha que fazer o meu pedido de extensão de estadia naquele momento, já que após 90 dias na Europa eu estaria ilegal, então foi feito meu pedido de extensão junto a uma carta que me pediram para escrever de próprio punho (em inglês) explicando o porque eu estava solicitando um pedido de extensão da minha estadia na ESTONIA.

Tive que comprar naquele exato momento um seguro viagem (da EMPRESA ERGO) através de um site na internet, pois o mesmo tinha que ser anexado ao meu pedido de extensão de estadia.

E naquele momento pensei em pedir uma extensão para 90 dias, mas a polícia me disse que era ok pedir somente para 30 dias e aguardar, pois a resposta não iria demorar a sair.

O meu passaporte foi entregue a polícia junto ao meu pedido e no mais aguardei para que eles me ligarem para dizer se me foi permitido o pedido.

Esperei por 3 dias e no terceiro dia recebi um e-mail da polícia falando que a minha solicitação de permissão de residência não tinha sido aceita pelo fato da Estônia não considerar a nossa união estável de quase 09 anos como um documento oficial de casamento, logo após uma ligação da polícia dizendo que meu pedido de extensão teria sido aceito que eu poderia ir até a polícia pegar meu passaporte com o carimbo da extensão.

E ai surgiu a dúvida do que fazer!

A gente tinha 3 opcoes:

  • Entrar com pedido judicial para que a Estônia aceitasse a união estável (na época consultamos uma advogada estoniana do qual ela nos aconselhou que talvez o casamento da na Estônia seria o mais simples e com menos gastos para a gente, já que o processo poderia demorar muito tempo e muito dinheiro)
  • Voltar ao brasil e casar lá e trazer os documentos de casamento
  • Ou casar aqui na Estônia.

E logo se iniciou uma correria para nos casarmos na Estônia, fomos ao cartório ” Vital Statistics Department ” (Endereço: Parnu mnt 67) de Tallinn no mesmo dia ,lá no cartório eles me pediram a certidão de solteiro lembrando que (todos os documentos apresentados poderia estar em inglês) com validade mínima de 06 meses de ambas partes, minha e a do Thiago , não tínhamos a certidão de estado civil, então tivemos que pedir as nossas mães para ir no cartório no Brasil com testemunha para tirar um documento comprovando o nosso estado civil como solteiros.

Esse documento foi enviado para a gente, depois apresentamos esse documento na Embaixada do brasil em Tallinn e só assim a Embaixada fez a nossa certidão em inglês de estado civil. No cartório foi pedido o passaporte, certidão de nascimento, preenchemos um formulário com algumas informações pessoais, o ID ( permissão de residência do Thiago), pagamos uma taxa de 30,00 euros e marcamos a data do casamento, porém essa data só pode ser marcada após 30 dias da data da entrada do pedido.

E tinha um porém, eu teria que realizar novamente meu pedido de extensão na polícia, já que meu visto iria vencer antes da da data do casamento, o pedido de extensão da estadia só pode ser feito antes de 03 dias do fim da validade da primeira extensão.

E lá fomos nós novamente realizar esse pedido, tivemos que explicar todo o processo que tínhamos passado até o momento e mostrar um documento de pagamento do agendamento do casamento no cartório que era nossa prova que realmente tínhamos marcado o casamento na Estônia, porém desta vez eu poderia pedir mais 60 dias de extensão já que o primeiro me foi concedido 30 dias, porém a policial me informou que não seria necessário pedir os 60 dias e sim + 30, já que quando você se casa na Estônia o documento de casamento já é interligado com a polícia, e eles têm acesso a esse documento muito rápido no sistema.

E ai quando explicamos novamente a nossa historia para a Polícia, eles ficaram confusos, porque eu tinha apresentado um documento de casamento no meu pedido de permissao de residencia, e ai tive que explicar novamente que eles nao aceitaram o meu documento de casamento do Brasil e por isso que eu teria que me casar aqui na Estonia para eles aceitarem.

Então desta forma foi feito o pedido de extensao, aguardei 3 dias , e assim foi aceito, voltei na policia denovo, peguei meus documentos e pudemos nos casar.

No mesmo dia do casamento eles já lhe entregam o documento de casados, mas para garantir enviei uma cópia do documento via correiros para o endereço que a polícia me informou.

Como o casamento foi no sábado aguardei a segunda-feira chegar para que eu pudesse ir na polícia e garantir mais uma vez que eles recebessem essa certidão de casamento; ao chegar na polícia me informaram que eu não precisaria entregar a certidão de casamento já que eles já haviam verificado a minha certidão no sistema deles.

Me disseram que eu poderia aguardar que no prazo máximo de 01 semana eu poderia receber um email da polícia para ir pegar meu ID, no mesmo dia já recebi um email da polícia dizendo que meu pedido de permissão de residência foi aprovado, com o meu número de ID, e logo após uma semana fui pegar meu ID.

E muitas pessoas me perguntam se é ok de vim para a ESTONIA somente com o documento de união estável, que lembrando que todo documento tem que ser com tradução juramentado para o inglês e apostilado, somente assim o documento é válido, porem por experiência própria, não passe o perrengue que eu passei, venha já casado que no caso se for o seu parceiro ou parceira que conseguiu o contrato de trabalho, e com todos os documentos corretamente

Muitas empresas tem o suporte de ajudar e auxiliar os empregados a dar entrada no processo de permissão de residência, no caso a empresa do Thiago não tinha esse setor, então nós mesmos que tivemos que fazer todo o processo, que por diversas vezes no local onde é feito o pedido de permissão de residência, não é todas as polícias que fala inglês, e você pode ter dificuldade no atendimento, então por isso também que em outro vídeo eu irei falar para vocês de uma empresa Estoniana que auxilia no processo de permissão de residência ou renovação de permissão de residência.

E uma outra dica que eu gostaria de dar para vocês que não deu tempo de casar antes da mudança e irá vim com o seu parceiro ou parceira (por ter sido ele ou ela que conseguiu o emprego e contrato de trabalho), lhe aconselho assim que você chegar já vai com a pessoa marcar o casamento, lembrando que nesse caso para marcar o casamento, o seu parceiro ou parceira já tem que ter o ID (a permissão de residência da Estônia), somente assim vcs irão conseguir, pq assim como eu disse, o processo demora bastante e qualquer tempo perdido é valioso.

A NOSSA CERIMONIA FOI MUITO ESTRANHA COM AS FOTOS MAIS ESTRANHA AINDA QUE NINGUEM NUCA VIU NEM SE QUER A MINHA MAE, PORÉM EU PROMETO SE O CANAL BATER 2MIL INSCRITOS, EU IREI CONTAR DA CERIMONIA E MOSTRAR TODAS AS FOTOS DA CERIMONIA PARA VOCES.

Além de cônjuge há outras condições para conseguir a permissão de residência temporária:

O cônjuge.
Um parente próximo.
Um filho menor com seus pais.
Um filho adulto com seus pais.
Uma enfermaria com seu tutor.
Um pai / avô com seu filho / neto.

para estudar.
para trabalhar.
para negócios.
para participar em processos criminais.
extensão da autorização de residência na existência de renda legal.

E lembrando que um estrangeiro que solicita uma autorização de residência está sujeito à quota de imigração da Estônia para estrangeiros, que não pode exceder 0,1% da população permanente da Estônia em um ano.

O estrangeiro não estará sujeito à cota de imigração, (mas essa regra tbm ela muda de acordo com o País do candidato)

Em outro vídeo eu venho com mais assuntos relacionados a autorização de residência para se estabelecer como um membro da família.

Link policia Estonia: https://www2.politsei.ee/en/teenused/…

Visto tipo C: https://vm.ee/en/applying-visa-scheng…

Tallinn Vital Statistics Department: https://www.tallinn.ee/eng/Tallinn-Vital-Statistics-Department

-BAIRROS DE TALLINN : CONHEÇA A CIDADE VELHA DE TALLINN – OLDTOWN : https://youtu.be/EN9tXmiLPBw

✅Contato para parcerias:
💌 saskiadoehler@gmail.com

Minhas redes sociais:
❤️ Instagram: https://www.instagram.com/saskiadoehler/
👍 Facebook: https://www.facebook.com/doehlersaskia/
🌐 Blog/site: https://saskiadoehler.com/

✅Projetos:
🌐Brazilian Day Estonia: https://braziliandayestonia.com/
🌐Brazil PopUp: https://brazilpopup.com/pt/home-portugues/
🌐Samba Kohv: IG: @sambakohv
🌐Famosinha: IG: @famosinha.eesti

Recomendamos:
💰 TransferWise (Primeira transferência sem taxa): https://bit.ly/3f3cMc7
🛏️Hospedagem pelo AirBnb (Ganhe €30 de desconto): https://bit.ly/3f3VZ8v
🏨Melhor Hotel-Spa na Estônia – use o código SASKIAGOSPA15% https://www.gospa.ee/
✈️Passagens aéreas promocionais: https://bit.ly/2Uk3xfK
✅Seguro viagem: https://bit.ly/37d0lYq
📱 Chip de celular internacional para sua viagem: https://bit.ly/30huwfD

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: